Você está pensando em viajar para o Brasil? Então, certamente, Sergipe precisa estar na sua lista de lugares para visitar no paradisíaco Nordeste brasileiro. Sim, o estado de Sergipe fica no belíssimo Nordeste.
Agora que você já sabe a região do Brasil onde ele está localizado, chegou a hora de preparar o seguro viagem e conhecer as melhores atrações do Estado! Certamente, você já deve ter ouvido falar da animada Aracaju.
Então, se Sergipe está mesmo na sua rota, é melhor conhecer a fundo essa cidade acolhedora e repleta de praias espetaculares e riquíssimas de cultura nordestina! Uma cidade como poucas no Brasil!
Principais informações de Aracajú
Pois bem, a bela Aracaju é a capital de Sergipe, que é considerada o menor estado do Brasil. Com mais de 160 anos de existência, Aracaju se destaca pelas lindas praias, boa gente, comida sem igual e um clima quente perfeito para curtir a vida nordestina.
Ainda que seja a capital do estado sergipano, Aracaju ainda reserva peculiaridades de uma cidade pequena. Os principais pontos turísticos da cidade são bem próximos, perfeitos para uma viagem mais curta.
Os preços também costumam ser mais acessíveis, por isso Aracaju já foi eleita algumas vezes a cidade com a melhor qualidade de vida do Nordeste. Além de praias e belezas naturais, a cidade também é banhada a cultura, com ótimos museus e centros culturais.
Quando visitar Aracaju?
Sergipe, como a maioria dos estados do Nordeste, tem um calor intenso. Com isso, a cidade de Aracaju tem temperaturas altas durante todo o ano, com exceção de dias mais chuvosos.
O melhor momento para visitar Aracaju, é entre os meses de outubro e fevereiro, onde, em decorrência do verão brasileiro, as probabilidades de chuvas são menores. Com altas temperaturas e dias ensolarados, o clima fica ideal para curtir as praias.
O que fazer em Aracaju – Sergipe?
1- Orla de Atalaia
Sabe aquele lugar repleto de atividades e com uma rotina agitada? A famosa Orla de Atalaia é exatamente assim! Com mais de cinco quilômetros de extensão, ela apresenta praia e áreas de lazer como quadras de esportes e pistas de esportes radicais.
Por ser um lugar muito turístico, a orla é um dos lugares mais seguros de Aracaju. À noite na orla não deixa a desejar a animada vida diurna, com isso, diversos bares e restaurantes embalam as noites dos turistas.
Se você conhece alguém que já visitou Aracaju, você já viu os tradicionais Arcos de Atalaia e o famoso letreiro que carrega o nome da cidade, dois símbolos da cidade. Na orla você também pode encontrar diferentes monumentos e símbolos históricos do Brasil.
2- Mercado Municipal Albano Franco e Mercado de Artesanato Thales Ferraz
O Mercado Albano Franco é um lugar perfeito para você turistas e se deliciar com a culinária típica da região. Com uma variedade de frutas, grãos e peixes, o mercado é o local para você fazer aquelas comprinhas de comidas típicas e saborosas.
Depois de provar a mangaba, fruta típica de Sergipe no mercado Albano Franco, você pode conhecer o Mercado de Artesanato Thales Ferraz e se encantar com as maravilhas da cultura popular sergipana.
No mercado, você vai entender melhor o estilo de vida de Aracaju e de Sergipe, assim como se maravilhar com a literatura de cordel, repentistas e muitos outros artesanatos típicos da região nordestina.
3- Croa do Goré
A Croa do Goré, certamente, é um dos passeios mais procurados pelos turistas em Aracaju. Com seus enormes bancos de areia, formados durante a maré baixa, ela é perfeita para você aproveitar os bares flutuantes e as redes dentro d’água.
Por ser uma ilha, os turistas precisam pegar catamarãs e lanchas para chegar ao local. Durante o percurso, você pode admirar os esplêndidos manguezais e vegetação das ilhas da cidade.
4- Oceanário
O Oceanário de Aracaju é gerido pelo Projeto Tamar e conta com uma grande variedade de espécies marinhas, nativas do litoral sergipano e também do rio São Francisco. Com mais de 15 aquários, o lugar é um verdadeiro santuário da vida marinha.
Esses enormes aquários são divididos em água doce e salgada e abrigam tubarões, arraias, moreias e grande variedade de peixes. Além disso, o local serve como um ambiente educativo sobre a necessidade da preservação do meio ambiente.
5- Praia do Saco
Você gosta de esportes radicais? Então a Praia do Saco precisa estar no seu roteiro de viagem! Com uma água azulzinha, ela é considerada uma das praias mais bonitas e visitadas de Sergipe.
Mesmo que fique um pouco distante de Aracaju, é um passeio que certamente vale a pena. Com sua areia fina, ela também reserva os tradicionais passeios radicais de buggy. Com os buggys você pode dar aquela conferida nas famosas dunas e conhecer uma lagoa especial.
6- Praia do Mosqueiro
Pretende fazer aquela viagem de casal para relaxar? A Praia do Mosqueiro precisa ser um lugar de destaque no roteiro. É através delas que os melhores e mais procurados passeios de catamarã partem.
Sua beleza, no entanto, está ao entardecer, a praia reserva um pôr do sol inesquecível. É o local ideal para sentar, relaxar e admirar a beleza natural do Nordeste e do Brasil. Se você é amante da natureza, a paisagem magnífica do entardecer precisa estar em seu roteiro!
7- Cânions do Xingó
Sem dúvidas um dos passeios mais emblemáticos do Nordeste. Os Cânions do Xingó, ou Cânions do São Francisco, é uma das maiores maravilhas naturais do Nordeste. Durante a extensão do rio você pode observar as famosas formações rochosas, como Ponta do Papagaio e Pedra do Japonês.
Conclusão
Agora que você sabe que Sergipe fica na maravilhosa região do Nordeste, já pode incluir em sua lista de viagens futuras. Aracaju, sua capital, é uma das cidades mais bonitas de se conhecer no Brasil.
Portanto, não perca tempo e reserve um tempo para conhecer as belezas naturais e culturais do Nordeste. A diversidade cultural e de pontos turísticos, naturais ou não, certamente vai encantar você e milhares de outros turistas.