Cada vez mais as viagens domésticas vem se tornando alternativas para milhões de brasileiros. Entre os principais destinos, certamente a região Nordeste se destaca, logo conhecer sobre a culinária, restaurante Aracaju em Sergipe é fundamental.
Para conhecer a maravilhosa culinária nordestina e aproveitar as belezas naturais da região, o ideal é realizar um aluguel de carros. Com isso, você pode criar um roteiro personalizado, parando em praias, pontos turísticos e restaurantes do seu gosto.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o restaurante Aracaju. Conheça as comidas típicas da região, os melhores restaurantes, as principais atrações da cidade e prepare uma viagem inesquecível.
O que fazer em Aracaju?
Antes de conhecer o melhor restaurante Aracaju, vamos conhecer um pouco das belezas e atrações que fazem da cidade um ótimo destino para turistas brasileiros e estrangeiros.
A capital do Sergipe, menor estado brasileiro, Aracaju é uma cidade inesquecível, com uma natureza exuberante e rica em história e cultura brasileira. Por lá, é possível visitar desde restingas e manguezais a rios e praias.
1- Orla do Atalaia
A praia de Atalaia, principal bairro da cidade, conta com a maior concentração de restaurantes e hotéis de Aracaju. Visitar a Orla de Atalaia é uma das atividades mais procuradas pelos turistas.
Entre os pontos de visitação mais emblemáticos, os Arcos da Orla de Atalaia se destacam, assim como a Passarela do Caranguejo e o Projeto Tamar. De modo geral, o enorme calçadão conta com ótima infraestrutura, diversos esportes e áreas de lazer.
2- Croa do Goré
Certamente um dos destinos mais famosos e que proporcionam um contato profundo com a natureza. A Crôa do Goré é conhecida como um banco de areia que se forma no Rio Vaza-Barris durante a maré baixa.
Para chegar até lá é preciso pegar um barco no píer da Orla de Atalaia. Ao chegar no banco de areia os turistas podem aproveitar a água quentinha e as barracas na beira d’água. Portanto, um passeio para relaxar, aproveitar o dia e se deliciar com drinks e petiscos.
Além disso, como é comum em diversas praias e pontos turísticos do Nordeste, na Croa do Goré é possível relaxar nas redes colocadas na água. Com isso, aproveitar para tirar belas fotos e ainda admirar o lindo pôr do sol.
3- Mercado Municipal Thales Ferraz
Quando falamos em artesanato e gastronomia sergipana, visitar o Mercado Municipal Thales Ferraz é parada obrigatória. Certamente um dos locais que apresentam a maior diversidade da cultura local.
Por lá é possível encontrar de tudo, desde artesanatos e roupas da região como comidas típicas, como frutas, doces, castanhas e pimentas. Uma verdadeira imersão aula sobre a rica e diversa história brasileira.
Restaurante Aracaju: pratos típicos
O nome Aracaju vem do idioma tupi e significa cajueiro dos papagaios. Ou seja, por lá é possível encontrar uma grande quantidade de produtos de com a fruta. Entre os principais estão sucos, sorvetes e a própria castanha de caju.
Além disso, Sergipe é o maior produtor de mangaba do Brasil, considerada uma fruta da região. Portanto, também está presente em pratos típicos de Aracaju como em sucos, sorvetes, caipirinhas e doces em geral.
Outro ingrediente típico de Sergipe e da sua capital é o caranguejo, muito por conta da grande quantidade de manguezais. Além disso, os frutos do mar e a famosa carne de sol com macaxeira também são pratos muito consumidos pelos turistas e moradores.
Restaurante Aracaju: 3 lugares para conhecer
Agora que você já conhece um pouco sobre a rica culinária nordestina e sergipana, vamos conhecer 3 dos principais restaurante Aracaju. Embora tenham diversos locais para se deliciar com as comidas típicas, estes são os mais procurados pelos turistas.
1- Restaurante e Casa de Forró Cariri
Um dos restaurantes em Aracaju mais procurados é o Cariri, localizado na Passarela do Caranguejo, como grande parte dos restaurantes da capital. Com quase 20 anos de existência ele apresenta o que há de melhor na culinária nordestina.
Além disso, ele oferece uma das melhores decorações da cidade, com diversos itens da cultura nordestina. Outro ponto importante, é que ele é considerado uma das melhores casas de forró do Brasil.
Portanto, você pode aproveitar os deliciosos caranguejos, peixes, carne de sol e ainda se divertir com as apresentações e músicas típicas da região. Com isso, um local para curtir com a família e os amigos.
2- Laguna Bar e Restaurante
Também na Passarela do Caranguejo, o Laguna é um ótimo restaurante para aproveitar as delícias de Aracaju. Com um ambiente mais intimista e um cardápio extenso, o restaurante certamente vai te impressionar.
O caranguejo servido no Laguna é considerado um dos melhores da cidade, assim como todos os pratos do cardápio. O local conta ainda com espaço kids, happy hour e música ao vivo, ideal para curtir a noite sergipana.
3- Mangará
O Mangará fica na Treze de Julho é uma das maiores referências de comida nordestina da cidade. O ambiente é todo desenvolvido para apresentar aos clientes a alma do povo nordestino, com funcionários uniformizados de cangaceiros e muita comida boa.
Diferente dos outros restaurantes Aracaju, o Mangará conta com o serviço de buffet a quilo, ou seja, uma ótima alternativa para experimentar um pouco de cada prato da região. Além disso, é ótimo para quem faz uma viagem mais curta e precisa otimizar o tempo.
Conclusão
Agora que você já sabe tudo sobre as principais atrações e restaurante Aracaju, você já pode planejar sua viagem para uma das principais cidades do Nordeste brasileiro. Um local com muita história, cultura, comidas típicas e belezas naturais.
Entre os pratos mais famosos da região podemos destacar o caranguejo e diferentes criações com caju e mangaba. Para se deliciar com a culinária local, os restaurantes Cariri, Laguna e Mangará são os mais recomendados.
Já entre as atrações turísticas mais visitadas estão a Orla do Atalaia, com toda sua infraestrutura, com bares e restaurantes. Além da Passarela do Caranguejo, Projeto Tamar e o passeio até o banco de areia na Croa do Goré.
Por fim, para conhecer profundamente a culinária e o artesanato local nada melhor do que conhecer o Mercado Municipal Thales Ferraz.