Você já conhece alguém que visitou a Bulgária? A verdade é que esse país, por mais incrível que seja, está fora do radar da maioria dos turistas. Sofia, a capital do país, é muito desconhecida, por mais que seja uma cidade muito interessante.
Um dos motivos mais legais de se conhecer um país como esse é que praticamente tudo será uma surpresa para você. Diferente de um país como os EUA, que por mais que você ainda não conheça pessoalmente, já viu muitos lugares em filmes, séries, fotos, músicas (e até mesmo absorveu parte da cultura dos americanos).
Por isso, preparamos uma pequena lista com os principais motivos para você planejar uma viagem até a Bulgária. Confira a seguir!
1- É barato viajar para a Bulgária
Embora faça parte do continente europeu, saiba que viajar para a Bulgária é bem mais barato do que para países como França, Alemanha e Espanha, ainda que o euro também seja a moeda oficial do país.
Por exemplo, um jantar em Sofia pode custar até mais barato do que um simples lanche em Londres. De modo geral, o custo de vida é mais baixo. Sem contar que Sofia é uma cidade incrivelmente linda.
Alguns museus no país chegam a custar o equivalente a R$ 1 ou R$ 2, para você ter uma ideia. Então, saiba que você poderá fazer muitos passeios legais gastando muito pouco dinheiro.
2- Conheça a cidade mais antiga da Europa
Outro motivo muito interessante para conhecer a Bulgária é que neste país fica a cidade mais antiga da Europa! Ela se chama Plovdiv, e embora não seja possível comprovar a data em que foi fundada, registros históricos apontam a cidade como sendo uma das mais antigas do mundo.
Ela disputa esse título com outras cidades, como Atenas na Grécia, e Cádiz na Espanha. É possível que Plovdiv tenha sido fundada há pouco mais de 700 anos antes de Cristo. Ou seja, estamos falando de uma cidade com mais de 2.700 anos.
3- Os búlgaros são muito simpáticos
Se você já ouviu falar em algum lugar que os búlgaros são um povo frio, não é muito bem verdade. O povo búlgaro é bastante simpático e receptivo com os turistas. Seja no café da esquina, no ônibus, na sua hospedagem ou na fila de uma atração turística, as pessoas são, de modo geral, bem gentis por lá.
4- A catedral de Sofia
Sofia, a capital búlgara, tem uma catedral incrivelmente bonita, que inclusive é um dos principais pontos turísticos por lá. Ela é tão famosa, que virou o mais conhecido cartão postal da cidade.
Seu nome é Alexander Névsky, e a catedral é enorme. Quando você chegar pela frente, não perceberá tão bem o seu tamanho, mas ao entrar nela, verá quão grande ela é. Por dentro, a catedral é incrivelmente decorada. É daquele tipo de catedral que faz a gente sentir dor no pescoço por tanto tempo que ficamos olhando para cima.
Não se sabe ao certo quantos anos a catedral tem, mas os indícios apontam que ela foi construída séculos atrás.
5- Experimente a culinária
A comida típica da Bulgária é bastante interessante, e muito diferente da gastronomia brasileira. Por isso, se você viajar para Sofia ou qualquer outra cidade do país, recomendamos evitar os restaurantes internacionais e experimentar a comida local, para ter uma imersão completa na cultura do país.
Para falar a verdade, ela é bem parecida com a comida turca. Queijos, iogurtes e kebab fazem parte da alimentação do dia a dia. Alguns doces também lembram doces árabes, como a baklava e doces feitos com massa folhada, frutos secos e mel. Como a Bulgária é um país com baixo custo de vida, você poderá experimentar muitas coisas sem se preocupar tanto com o dinheiro.
6- Praias paradisíacas
Se a Bulgária já é um país relativamente esquecido pelos turistas, as praias então sequer são comentadas. Banhado pelo Mar Negro, a Bulgária tem mais de 400 km de litoral, com praias paradisíacas que estão ganhando mais popularidade agora.
Visite Varna, a terceira maior cidade do país, que a cada dia instala novos resorts onde os europeus estão se hospedando para conhecer o país. Apesar de serem resorts, que geralmente são bem mais caros, o preço é acessível na Bulgária. Será mais caro do que um hotel simples, mas bem mais barato do que resorts no Brasil, por exemplo.
No mais, recomendamos que você viaje durante o verão europeu (inverno no Brasil) se você não gosta muito de frio, pois durante o inverno búlgaro, as temperaturas podem chegar a números extremamente baixos.
Gostou dos 6 motivos para conhecer a Bulgária? Que tal aproveitar e conhecer a Romênia na mesma viagem?
Separamos um pacote de viagens muito interessante para você começar a planejar sua próxima viagem. Confira clicando aqui!