Quem nunca enfrentou rouquidão e tosse ao menos uma vez na vida, não é mesmo? Esses são sintomas bem comuns e podem estar associados a várias situações — e a maioria nem sempre é grave.
Na maioria das vezes, após uma consulta com um médico ou dentista em Ceilândia, o diagnóstico não gera muitas preocupações. No entanto, quando o quadro se repete com frequência, é fundamental investigar as possíveis causas com mais atenção.
Este post tem a missão de te ajudar a entender o problema, mas é claro que não exclui o acompanhamento de um profissional da saúde qualificado. Por isso, tire suas dúvidas e marque um atendimento se perceber sinais de que algo mais grave pode estar acontecendo!
Rouquidão e tosse: sintomas comuns em épocas mais frias
Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que rouquidão e tosse são queixas comuns em épocas mais frias do ano. Assim, no inverno e durante mudanças abruptas do clima, os consultórios ficam cheios de pacientes com esses sintomas.
Mas por que isso acontece? Em geral, a disfonia (nome científico da rouquidão) e a tosse estão associadas a dois principais fatores:
- 1. Queda de temperatura;
- 2. Baixa umidade do ar.
A explicação médica é que o ar fica mais seco e a poluição consegue contrair vasos sanguíneos. Com isso, nossa laringe fica mais estreita e as cordas vocais acabam sendo afetadas também.
Doenças respiratórios também podem causar rouquidão e tosse
As doenças respiratórias estão intimamente ligadas aos quadros de rouquidão e tosse. Aliás, podemos dizer que esses são sintomas clássicos de um resfriado ou de uma gripe.
E tudo tem uma explicação! No caso de infecções virais, o problema é uma consequência da maior concentração de vírus na região da laringe. Assim, ela acaba ficando mais inflamada, irritada e rígida. A consequência: aquela voz baixa e rouca e a tosse irritante!
Vale dizer que pacientes com Covid-19 sofrem com intensos quadros de tosse seca. Este é um dos principais indicativos do diagnóstico e pode estar relacionado à uma pneumonia. Portanto, é sempre importante procurar ajuda médica diante de sinais de agravamento.
Outras possíveis causas para sua tosse e rouquidão
As situações acima são as que estão mais relacionadas à rouquidão e tosse, mas não são as únicas. A verdade é que esses sintomas podem ser uma consequência de várias doenças e enfermidades.
Nada substitui uma avaliação médica criteriosa, mas trouxemos uma breve lista de possíveis causas. Leia com atenção e fique atento a indícios de que o problema está se agravando ou se repete com frequência:
- Sinusite;
- Laringite;
- Refluxo Gastroesofágico;
- Infecções de garganta;
- Baixa produção de saliva;
- Ansiedade e estresse;
- Episódios de grande esforço com a voz;
- Câncer de garganta.
Como tratar? Dicas úteis para cuidar da sua voz!
Como vimos, enfrentar um quadro de rouquidão e tosse nem sempre tem relação com algo mais grave. Na prática, a maioria dos casos é simples e os sintomas tendem a desaparecer em poucos dias.
Ainda assim, todo cuidado é pouco! Se o problema se prolongar por mais de 15 dias, é hora de marcar uma consulta com o médico para investigar a situação de forma mais aprofundada e iniciar o tratamento ideal.
De todo modo, selecionamos dicas simples e úteis que podem te ajudar a passar por essa fase com menos desconforto e acelerar a recuperação da sua voz. Quer saber quais são? Continue a leitura!
Beba bastante água
Beber mais água é uma regra de saúde básica, que ajuda a tratar e prevenir diversas doenças e problemas. Ainda assim, a maioria das pessoas não adquiriu este hábito. No caso da rouquidão e tosse, a água serve para hidratar a boca, a garganta e as cordas vocais, reduzindo o desconforto.
Evite gritar e falar alto
Poupe sua voz durante crises de rouquidão e tosse. Ou seja, o ideal é conversar menos para acelerar a recuperação e evitar ainda mais irritação. Quando conversar, adote um tom mais baixo e lento, sempre preservando suas cordas vocais.
Use um umidificador de ambiente durante o sono
O uso do umidificador de ambiente é mais uma boa prática que realmente faz a diferença na melhoria dos sintomas de tosse e rouquidão. Nesse caso, teremos uma maior hidratação das vias aéreas, reduzindo a sensação de secura e crises de tosse.
Faça gargarejo com uma solução de água e sal morna
Você sabia que o sal é um potente anti-inflamatório? O gargarejo com água e sal morna é uma dica simples, mas que pode dar um alívio em crises muito intensas de tosse e diante da sensação de garganta arranhando.
Fuja de alimentos e bebidas muito geladas ou quentes
Por fim, adote uma alimentação mais leve, evitando alimentos e bebidas muito geladas ou quentes. Isso porque, eles podem gerar ainda mais estresse para a região e intensificar os sintomas e o desconforto causados pela rouquidão e tosse.
Rouquidão e tosse têm cura. Faça sua parte!
Como vimos, enfrentar um quadro de rouquidão e tosse é algo normal. A verdade é que a maioria das pessoas já passou por isso alguma vez na vida e o esperado é que a situação se resolva sem grandes complicações.
O sinal de alerta é a repetição dos sintomas com frequência, cumulado a outros problemas. Neste caso, é importante buscar ajuda médica para uma avaliação mais criteriosa e início do tratamento ideal.
Enquanto isso, aplique tudo o que aprendeu ao longo deste artigo e cuide melhor da sua saúde bucal. Simples ações fazem a diferença!