Se você quer saber quais outros exames existem para detectar gravidez, veio ao lugar certo. Aqui vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre o assunto.
Quando a menstruação atrasa já dá um susto e logo vem em mente “será que estou grávida?”. Bem, essa é sempre a primeira dúvida, isso claro se você for sexualmente ativa.
Em seguida sempre surgem outras perguntas. Por exemplo, “O que fazer para confirmar se estou grávida ou não?”, fique calma que vamos explicar como você pode tirar essas dúvidas.
Montamos esse conteúdo para ajudar da melhor forma que for possível. Assim você saberá quais os primeiros passos que deve seguir.
Quer saber mais? Então continue lendo este artigo para poder descobrir mais sobre o assunto.
O que fazer para descobrir se está grávida?
Bem, quando a menstruação atrasa e se suspeita de gravidez a primeira opção é sempre fazer um teste de farmácia. Isso porque ele possui uma certa rapidez em seu resultado.
Além disso, possui uma discrição maior e a disponibilidade também é bem ampla. No entanto, a base de teste é a detecção do beta-hCG presente na urina.
Trata-se de um hormônio que a placenta produz no período da gestação. Vale destacar que exames de sangue precisam ser solicitados pelo médico.
Os testes sanguíneos costumam funcionar da mesma forma do que as opções de urina. Pois ele também procura detectar se existe a presença do hormônio beta-hCG.
Esses exames costumam apresentar uma sensibilidade muito maior que testes de farmácia. Uma vez que os testes de farmácia têm a capacidade de detectar uma quantidade menor desse hormônio.
Mas, qual valor de beta-hCG indica gravidez? Bem, o valor precisa ser maior que 25 mIU/ml para indicar um teste positivo de gravidez.
Existem outros exames de gravidez além da opção de teste de sangue?
Sim, além das opções laboratoriais é possível descobrir uma gravidez por meio de um ultrassom. No entanto, esse é um exame que é possível ter uma sensibilidade bem menor.
Ou seja, para descobrir a gravidez ele não uma boa opção. Claro que vamos mostrar os motivos pelo qual uma ultrassonografia não é uma boa ideia.
Bem, para que os sinais de uma gravidez fiquem claros nesse exame, você precisa estar com 5 ou 6 semanas de gestação. Pois em um ultrassom transvaginal só é possível ver o saco gestacional (o primeiro sinal de gravidez) com mais ou menos 5 semanas.
Por outro lado, quando é feita uma ultrassonografia abdominal já demora um pouco mais. Nesse caso os primeiros sinais só surgem a partir de mais ou menos 6 semanas.
Mas, no caso do beta-hCG, ele pode ficar positivo mesmo nos primeiros dias desse atraso menstrual. Outro ponto para destacar é que se o ultrassom for feito muito precoce, sem que haja a realização de um teste sanguíneo pode levantar a suspeita de gravidez ectópica.
Porque ao não ver o saco gestacional pode levantar essa suspeita. A gravidez ectópica é uma gravidez que acontece fora do útero.
Logo não é preciso ter pressa para realizar esse exame. Caso você suspeite de que esteja grávida é melhor conversar com o seu médico ginecologista ou obstetra.
Nesse momento, você pergunta quais exames de imagem deve realizar e quando. Assim será possível tirar as suas dúvidas e até mesmo se acalmar com a notícia.
O teste de farmácia tem chances de dar errado?
Bem, nos dias atuais os testes de farmácia disponíveis no mercado estão com uma tecnologia mais avançada. Visto que o nível de acurácia deles para poder detectar gravidez possui uma sensibilidade de cerca de 97% a 99,5%.
Quais as chances de ter um falso positivo? Bem, um falso positivo é quando o teste mostra que a mulher está grávida, mas na verdade ela não está.
Logo, se você fez um teste de gravidez e deu positivo as chances de não estar na realidade são bem pequenas. Até mesmo no caso de uma gravidez psicológica que também é conhecida como pseudociese, o teste vai dar negativo.
No entanto, existem alguns fatores que podem ser uma predisposição para um falso-positivo ao fazer um teste de farmácia. Por exemplo, caso a pessoa tenha tido um aborto recente, a grande quantidade de sangue e/ou infecção na urina.
Assim como, quem faz uso de certos medicamentos que possuam hormônios. Eles podem se parecer com o HCG como é o caso das medicações que se usam em tratamentos de fertilidade.
Por outro lado, existem os falsos-negativos, que é quando a mulher está grávida, mas o teste dá negativo. Isso costuma acontecer nas fases iniciais da gestação.
O falso-negativo pode aparecer quando os níveis do hormônio HCG estão baixos. Por isso o teste não consegue detecta-lo.
Outro exemplo que pode levar a um falso-negativo é se a urina estiver diluída. Logo antes de realizar o teste procure não ingerir muita água nessas horas antes de fazer o teste.
Pode fazer uma ultrassonografia para detectar gravidez?
Para a primeira avaliação o ideal é que você faça testes laboratoriais. Uma vez que o ultrassom pode servir como uma espécie de confirmação.
Os testes de laboratório conseguem detectar os hormônios com mais certeza. Isso irá confirmar que há uma gestação quando se faz um ultrassom é se existe um saco gestacional.
Trata-se de uma espécie de bolsa pequena que contém o líquido responsável por abrigar o bebê. Depois será possível ver o embrião com os seus batimentos cardíacos.
Conclusão
Por fim, mostramos alguns exemplos de testes que podem ajudar a detectar uma gravidez. Deixamos a sua disposição algumas informações sobre quais são as melhores opções para confirmar ou não se você está grávida.
Caso suspeite que possa estar grávida é sempre bom comentar a respeito com o seu médico. Pois ele saberá quais exames indicar para que você se cuide e comece a se planejar.
Neste conteúdo mostramos como funcionar um teste de farmácia e que é sempre bom optar por teste de laboratório. Mesmo que nos dias atuais os testes de farmácia estejam com uma tecnologia mais avançada.
O que achou desse conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário.