Para ser um redator freelancer, antes de mais nada, é preciso amar, de fato, a arte de escrever. Definitivamente, a escrita deve correr em suas veias. E, para além de ganhar dinheiro na internet, o seu objetivo com a escrita deverá ser solucionar problemas com a sua arte.
Resumidamente, o redator freelancer é um escritor não contratado, ou seja, ele fatura de acordo com os projetos que pega. Além disso, trabalha com pautas predefinidas, muitas vezes com uma persona recomendada. Ademais, pode ocorrer de ter que escrever artigos como escritor fantasma. Nesse caso, não terá quaisquer direitos autorais sobre a obra com a qual se envolveu.
Principais habilidades desse profissional
Dentre as principais habilidades que se espera de um redator freelancer está a sua capacidade de adaptação. De fato, você precisará demonstrar capacidade para escrever sobre praticamente quaisquer assuntos. Além disso, precisa estar aberto para ouvir sugestões, críticas, mudar texto e formas de abordagem.
Paralelamente a isso, outra característica desse tipo de profissional é a sua capacidade de escrever nos mais diversos formatos. Com efeito, você muitas vezes será convidado a produzir ebooks, blogsposts, e-mails marketing, a missão ou valores de uma empresa, entre outras inserções.
E tudo isso sempre com o objetivo de atender às expectativas do cliente; sempre! Ou seja, você precisará escrever com um objetivo preciso, que pode ser a venda de um produto, por exemplo.
Do mesmo modo, pode ser que um contratante busque os seus serviços apenas para divulgar a sua marca. De igual maneira, poderá escrever artigos onde apenas vão alguns links desejados ou mesmo uma chamada para a ação de baixar um ebook ou realizar um cadastro.
Por que devo ser um redator freelancer?
Dentre as razões para se tornar um redator freelancer, podemos destacar a flexibilidade de horário. Com efeito, nesse segmento você não terá um horário fixo de trabalho, e ainda poderá escolher sobre os temas com os quais tem maior afinidade.
Além disso, essa função irá lhe garantir uma excelente renda extra (após tornar-se experiente no ramo, obviamente). Ademais, estará trabalhando com o que ama fazer e exercitará a sua escrita – talvez para aquele sonho de escrever um livro.
Paralelamente a isso, nessa profissão você não precisará se preocupar com a maioria das necessidades de um emprego formal. Só para exemplificar, não terá que preocupar-se com deslocamentos, transporte lotado, chefe mal humorado… De fato, terá a comodidade de trabalhar no conforto da sua casa, com toda a comodidade oferecida por esse nicho de mercado que hoje conhecemos como o do “home office”.
No mais, outra razão para que cada vez mais pessoas busquem essa profissão de redator freelancer é a possibilidade de estar sempre aprendendo. Só para ilustrar, não são poucos os funcionários públicos que têm na redação freelancer um passatempo dos mais úteis e recompensadores.
Do mesmo modo, os profissionais liberais também apreciam o fato de poderem exercitar as suas escritas nas horas vagas. Além disso, uma infinidade de outros profissionais fatura uma excelente grana extra enquanto descortinam vários segmentos.
Aliás, sobre esses segmentos, eles muitas vezes são os de culinária, saúde, meio ambiente, animais de estimação; além de viagens, finanças, negócios e uma infinidade de outros universos e comunidades.
Como me tornar um profissional nesse segmento?
Tornar-se um redator freelancer não tem segredo. Você só precisará apenas seguir uma espécie de passo a passo, que é o que garante o sucesso da maioria dos profissionais. Em resumo:
- Se quiser garantir que não demorará a conseguir clientes não perca tempo em construir um portfólio com os seus principais trabalhos. E você poderá fazer isso, inicialmente, cobrando valores menores por projeto. Desse modo, à medida em que começar a fazer o seu nome, poderá cobrar os valores adequados sem ter que prostituir a profissão;
- Não há melhor maneira de garantir vida longa nesse segmento do que construindo uma boa reputação ou rede de relacionamentos. Na prática, você fará isso entregando sempre o melhor trabalho possível (mesmo ganhando pouco) e participando de fóruns e eventos relacionados;
- Com efeito, também não há como tornar-se um redator freelancer gabaritado sem conhecer as principais plataformas contratantes. Entre elas, estão o 99 freelas, Workana, Freelancer.com, UpWork, GetNinjas, entre diversas outras. Ao final, após um simples cadastro, você já estará habilitado a começar a se candidatar para projetos e deixar o seu portfólio visível para os contratantes;
- Um redator também pode trabalhar no nicho acadêmico, ajudando a desenvolver ou corrigir artigos acadêmicos, como TCC, Monografia e afins. Para isso, é necessário ter conhecimento de regras ABNT para TCC.
- A especialização é de vital importância nesse universo. E, quando falamos em especializar-se, estamos falando em ler tudo o que puder sobre esse universo do marketing digital. Além disso, plataformas como a Rockcontent, por exemplo, oferecem os melhores cursos e conteúdos para quem deseja destrinchar esse muitas vezes misterioso universo da escrita.
- Não sendo demais lembrar que, como em tudo na vida, a sua capacidade de demonstrar resiliência e persistência é o que, de fato, determinará o seu sucesso ou fracasso. Sem esquecer, obviamente, no capricho em produzir os conteúdos, além de uma verdadeira paixão por manter-se sempre atualizado.