Voltado para a defesa e as habilidades mentais, o Kung Fu tem movimentos similares aos de animais
Arte marcial mais antiga do mundo, o Kung Fu surgiu há cerca de 1.500 anos e é parte importante da história do país onde foi criado, a China. Relacionada à sobrevivência, a modalidade nasceu como consequência da necessidade de proteção para as comunidades e é conhecida como a arte da guerra. Para além do viés atlético, existem aspectos mentais e educacionais indispensáveis neste esporte.
Através das vivências nos treinamentos, as pessoas desenvolvem seus respectivos corpos, porém ganham resiliência, persistência, disciplina e aprendem a respeitar os próprios limites. Acredita-se que o desconforto da derrota e os obstáculos encontrados a cada combate estruturam a mente do atleta.
Em suma, a filosofia do Kung Fu busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Os praticantes desta arte marcial entendem a cabeça como a genitora da ação humana, inclusive durante os combates, cuja função é acalmar a alma. Dessa forma, as técnicas da modalidade são voltadas para a defesa, e não para o ataque. Ainda assim, os golpes são bastante curiosos:
Golpe do macaco
Os movimentos do Kung Fu são inspirados em movimentos e comportamentos animais, que justificam os nomes dos golpes. Para ser realizado, o “macaco” exige grande força nas pernas e muitos saltos, à semelhança dos primatas.
Leopardo
Mirando partes vitais ou as costelas dos adversários, o “Leopardo” é posto em prática pelo movimento rápido e forte dos punhos, como uma machadada.
Dragão
A figura do dragão nos remete a uma criatura voadora, com corpo longilíneo e uma tremenda envergadura, por conta das asas. Esse é o motivo para o nome do movimento de Kung Fu, uma vez que são feitos movimentos longos e contínuos com os joelhos, cotovelos e juntas.
Garça
Este golpe foi mundialmente popularizado pelo filme “Karate Kid”, quando Daniel Larusso levanta um pé, salta e atinge Johnny Lawrence com um chute.
Garra de águia
Com as mãos posicionadas como se fossem garras, o atleta espera um ataque do rival e contragolpeia o adversário ao agarrá-lo pelos braços e jogá-lo no chão.
Bêbado
Bêbado não é um animal, é claro, porém é o nome deste golpe, porque o lutador posiciona suas mãos como se estivesse segurando um copo. Apesar disso, os movimentos exigem muita agilidade para a realização de chutes, voadoras, rolamentos e mortais.
Preparação física
O equilíbrio entre corpo e mente pretendido pelo Kung Fu é atingido quando ambos estão em boas condições. Por isso, é muito importante que o atleta esteja bem preparado fisicamente para ter a agilidade exigida para a realização de tantos movimentos. Além de uma alimentação regrada, com carboidratos, proteínas e vitaminas na medida certa, a suplementação contribui para a regeneração muscular e a reposição de sais minerais. O whey protein, por exemplo, é um grande aliado na recuperação muscular e na criação de massa magra, bem como a albumina. Outro exemplo é a creatina, cuja atuação consiste na geração de energia para as células. Entretanto, não deixe de consultar um profissional para orientar a sua suplementação de maneira adequada.