Você sabia que ao menos 4 pesquisadores do Brasil já estiveram na lista junto a outros candidatos ao prêmio Nobel? Pois pode acreditar nessa informação.
Mas, mesmo ali na lista, saiba que ninguém do Brasil chegou a receber essa homenagem. Desde quando aconteceu a entrega do primeiro prêmio em 1901, se sabe que no mínimo 4 brasileiros estiveram na lista.
Se você tem dúvidas sobre esse assunto, fique tranquilo pois iremos explicar tudo o que é preciso saber sobre. Dessa forma você ficará por dentro de tudo que envolve esse tema.
Ficou interessado e quer saber mais? Então continue lendo este artigo para ficar por dentro de tudo sobre essa premiação.
Quantos brasileiros foram indicados ao Nobel de medicina?
Bem, no dia 03 de outubro de 2022 foi feito o anúncio que o vencedor do prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina foi o biólogo sueco Svante Pääbo. Ele é o cientista que foi responsável por dar início aos estudos sobre genética e evolução humana.
Mas, isso faz a gente se questionar se algum brasileiro já recebeu alguma indicação. Assim como pode acontecer de alguém por aí ficar curioso se algum cientista brasileiro já ganhou o prêmio.
Para isso estamos aqui, para poder lhe ajudar com essa curiosidade. Acontece que desde o ano de 1901 quando aconteceu a entrega do primeiro prêmio Nobel, ao menos 4 brasileiros receberam indicações.
Mas, quem foram esses 4 homens indicados? trata-se de Carlos Chagas, Antônio Cardoso Fontes, Adolfo Lutz e Manoel Dias de Abreu.
Esses 4 homens receberam indicações ao longo da história. Mas, quanto a pergunta, se o Brasil já recebeu a homenagem, a resposta é não.
Bem, a temporada de premiação do Nobel começa sempre no início do mês de outubro. Esse prêmio em específico se concede aos cientistas que foram responsáveis por inovações, aperfeiçoamentos e descobertas que tragam algum benefício a humanidade.
Em outras palavras, que tenham oferecido alguma mudança quanto ao paradigma científico. Mas, é preciso saber como se faz a escolha dos concorrentes.
Como é feita a escolha dos candidatos?
Tudo, é feito em partes, etapas que irão a ajudar com essa seleção. O primeiro passo é a indicação dos possíveis concorrentes.
Esse processo é feito por um grupo de pessoas que tem um certo conhecimento para tal tarefa. Por exemplo, vencedores de edições anteriores podem fazer o envio de indicações.
Além disso, professores universitários e até legislações estão entre esse grupo. Depois é feita uma pré-seleção por parte do Comitê Nobel.
O grupo é formado por 5 membros além do secretário da Assembleia Nobel. Em seguida será feita uma avalição dos candidatos.
Isso é feito por integrantes dessa assembleia. Além disso, revisores de fora que o Comitê escolhe podem fazer parte dessa avaliação.
Assim, de acordo com todo esse processo, o comitê irá montar a lista com todos os participantes de que irão para a última avaliação. Essa deve ser feita na Suécia, na Assembleia Nobel no Instituto Karolinska.
Bem, no total são 50 membros e para definir o vencedor é feita uma votação majoritária. Com isso a decisão será a final e não costuma ter nenhum recurso.
Vale pontuar que não costuma ser feita uma divulgação dos nomes dos candidatos. Ou seja, ela fica guardada em segredo por seus organizadores por cerca de 50 anos.
Por que os brasileiros indicados nunca ganharam?
Bem, o pesquisador e médico patologista José Eymard Homem Pitalla chegou a publicar um artigo na revista “História, Ciências, saúde- Manguinhos” sobre alguns motivos.
Eles seriam a resposta do porquê nenhum brasileiro ter conseguiu esse feito. Acontece que a partir da década de 1920 esse prêmio só contemplou quem fez descobertas sobre hormônios, vitaminas, fisiologia etc.
Isso em áreas distintas de estudos. Ele disse que nenhum dos brasileiros indicados fez algo que tivesse ligação com essas áreas de vanguarda.
Com isso que tal conhecer um pouco a respeito dos brasileiros que foram indicados? Confira abaixo um pouco sobre eles.
Carlos Chagas (1879-1934)
Carlos Chagas chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel de Medicina ao menos duas vezes. A primeira indicação foi em 1913 e a segundo no ano de 1921.
Ele foi o primeiro brasileiro a conseguir esse feito e estar presente na lista com outros candidatos. O reconhecimento feio por conta de seus estudos sobre a doença de Chagas e Malária.
Sendo o único cientista a conseguir fazer a identificação de todos os ciclos das duas doenças. Ele foi um pesquisador muito importante do século XX e procurou se dedicar aos estudos de doenças tropicais.
Adolfo Lutz (1855-1940)
Lutz foi o pioneiro da chamada Medicina Tropical aqui no Brasil. O cientista recebeu sua indicação em 1938 e ela veio por conta de sua pesquisa sobre muitas doenças.
Por exemplo, o cientista pesquisou sobre lepra, febre amarela, malária, tuberculose, cólera entre outras. Teve um papel muito importante no país ao ajudar no combate a epidemias.
Antônio Cardoso Fontes (1879-1943)
O cientista Antônio Cardoso Fontes recebeu sua indicação ao Prêmio Nobel em 1934. Ele desenvolveu estudos muitos importantes com relação a tuberculose.
Foi por conta desses estudos que recebeu o seu destaque. Nesse mesmo ano ele foi nomeado como diretor do Instituto Oswaldo Cruz.
Manoel Dias de Abreu (1891-1962)
Ele foi um dos maiores nomes da medicina aqui no Brasil. Manoel Dias de Abreu teve não uma, mas 3 indicações ao Nobel de medicina.
A primeira vez que recebeu uma indicação foi no ano de 1946, depois em 1951 e por fim em 1953. Todas as indicações foram por conta do seu trabalho.
Como a introdução da fotografia de radiologia. Em sua vida de radiologista clínico, ele também lecionou radiologia em diferentes instituições tanto no Brasil quanto no exterior.
Conclusão
Por fim, deixamos a sua disposição diversas informações sobre os brasileiros que foram indicados ao prêmio Nobel. Deixamos acima os 4 nomes que já receberam indicações ao prêmio.
Além disso tiramos a dúvida quanto à pergunta se o Brasil já recebeu essa homenagem. Bem, isso ainda não aconteceu, mas quem sabe um dia.
O que achou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado em sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixa um comentário.