Geralmente, as grávidas têm muitas dúvidas, principalmente se é o primeiro bebê. O que posso comer? Posso fazer exercícios físicos? Posso dormir de barriga para baixo até quantos meses?
Essas são algumas das perguntas comumente feitas, e quanto à posição do sono, algumas futuras mães acreditam que dormir de barriga para baixo é prejudicial ao bebê.
Mas já saiba que não, não é perigoso dormir de barriga para baixo, mesmo se sua avó disser o contrário.
Para tirar todas as suas dúvidas e para que você tenha um sono de qualidade, continue a leitura que vamos explicar tudo em detalhes!
Grávida pode dormir de barriga para baixo até quantos meses?
Antes de mais nada, saiba que não existe qualquer contraindicação para grávida dormir de barriga para baixo, mas a partir das 20 semanas, é aconselhável dormir virada para o lado esquerdo.
Segundo o website SonoSeguro, a recomendação é dormir do lado esquerdo, a fim de que a veia cava inferior seja totalmente liberada.
Essa veia é a maior quando se trata de retorno venoso do organismo, e quando está comprimida, o coração recebe menos sangue e a futura mãe pode sentir náuseas ou dificuldade para respirar, por exemplo.
Portanto, a grávida pode dormir de barriga para baixo até o quinto mês sem problema algum, e provavelmente ela vai querer mudar de posição por conta própria em razão do tamanho da barriga.
E apenas lembrando que não há nenhum risco para o bebê dormir de bruços, já que ele está totalmente protegido.
Qual a melhor posição para dormir durante a gravidez?
Os problemas de sono são frequentes em futuras mamães, e têm uma tendência a se acentuar ao longo dos meses.
Com uma barriga mais e mais volumosa, realmente torna-se mais difícil encontrar uma posição de sono confortável.
Na verdade, não existe posição de sono ideal durante a gravidez, e cabe à mãe encontrar a sua e se adaptar no decorrer dos meses, com a evolução do seu corpo e do bebê.
A posição dita “ideal” é aquela na qual a futura mãe sofre menos os problemas de gravidez, como as lombalgias, por exemplo.
Por isso, a posição de lado, esquerdo de preferência, a contar da 20ª semana, é geralmente a mais confortável.
Colocar um travesseiro entre as pernas e outro para apoiar a barriga pode ajudar a grávida a encontrar uma posição mais confortável para dormir.
Em caso de problemas venosos e câimbras noturnas, é aconselhável suspender as pernas a fim de favorecer o retorno venoso.
E para as mulheres sujeitas a refluxo gastroesofágico, colocar um travesseiro sob a cabeça pode ajudá-las a respirar melhor e reduzir o risco de refluxo.
Por fim, para mais conforto, não hesite em pegar vários travesseiros e colocá-los onde você quiser: sob seus braços, sob a sua barriga…o importante é ter uma boa noite de sono!
Quais posições são perigosas para o bebê?
Como já mencionado acima, algumas posições são contraindicadas durante a gravidez a fim de prevenir a compressão da veia cava, que pode causar um desconforto na mãe e ter consequências na boa oxigenação do bebê.
A partir do 5º mês, o útero pode comprimir a veia cava inferior e reduzir o retorno venoso.
Isso pode causar uma hipotensão na mãe e uma diminuição da perfusão uteroplacentária, que pode causar um ritmo cardíaco fetal mais lento.
Para prevenir isso, a recomendação às futuras mamães é dormir sobre o lado esquerdo, que permite restabelecer a circulação.
Escute seu corpo antes de tudo
Mesmo lendo 1001 estudos sobre as vantagens e desvantagens de cada posição de sono, você deve prestar atenção aos sinais que seu corpo envia.
Se você está deitada em uma posição desconfortável, você vai sentir imediatamente, seja porque você sente uma dor nas costas ou porque seu bebê começa a dar pequenos chutes.
Está tudo bem trocar de posição várias vezes durante a noite, mas não se estresse, porque isso é perfeitamente normal durante a gravidez.
É muito mais importante que a futura mamãe durma bem do que acordar 10 vezes por noite.
Somente você é capaz de sentir a verdadeira chave do conforto!
Conclusão
Agora que sua dúvida foi respondida se grávida pode dormir de barriga até quantos meses, priorize sempre a posição em que você se sente mais confortável.
Ter uma noite de sono restauradora e relaxante é tudo o que uma gestante precisa, e seu bebê só tem a agradecer!