Problema pode estar desde a instalação até algum eletrodoméstico
Sua conta de energia elétrica está vindo mais alta, mesmo adotando diversas medidas para economizar? Esse pode ser um sinal de que sua instalação elétrica está sofrendo uma fuga de corrente, ou seja, um fluxo de energia que está sendo desviado dos condutores principais, como se fosse um vazamento de água.
Isso acontece quando não há um isolamento adequado dos fios, e, na maioria das vezes, é muito difícil de ser detectada, já que a corrente afetada continua funcionando normalmente. O problema é que, além do consumo desnecessário, essa fuga também pode ocasionar acidentes.
Para descobrir se há alguma fuga de corrente na sua casa, você deve checar tanto a instalação quanto os eletrodomésticos. No primeiro caso, tire todos os aparelhos eletrônicos de suas tomadas e apague todas as luzes da casa, eliminando qualquer equipamento que possa consumir energia.
Feito isso, confira o medidor de energia e veja se ele continua girando; em caso positivo, existe algum vazamento. Para descobrir a origem do problema, desligue a chave geral; caso o disco pare de girar, então a fuga realmente está na instalação elétrica, e será necessário dar continuidade com a ajuda de um eletricista.
Caso você tenha feito todo o passo a passo descrito anteriormente e, ao desligar a chave geral, o disco continuou girando, então a fuga está acontecendo em algum eletrodoméstico da casa.
Para descobrir qual é, será necessário ligar cada um deles individualmente na tomada, sem plugar os demais ou ligar o aparelho (eles não devem consumir energia durante o teste). Quando o disco começar a girar mesmo com o eletrônico desligado, então provavelmente ele é a fonte do vazamento.
Ainda é válido testar se o problema não está vindo da tomada, então teste outros aparelhos no mesmo plug para garantir.
Identificar a origem da fuga de corrente facilita o processo, mas a resolução sempre deve ficar a cargo de um profissional qualificado, por questões de segurança. Além de ter experiência no assunto, os eletricistas também contam com ferramentas apropriadas, como o multímetro, que ajuda a encontrar o ponto exato do vazamento.
O ideal é que toda pessoa procure fazer uma manutenção preventiva na sua rede elétrica a cada 10 anos, pois, como enfatizado anteriormente, as fugas de corrente são difíceis de perceber e elevam consideravelmente os riscos de curtos-circuitos, incêndios, explosões e choques elétricos.