O mês de maio se aproxima, e com ele o comércio já faz planos para criar uma promoção de Dia das Mães matadora. A julgar pelos resultados do ano passado, 2023 tem tudo para ser um ano de recuperação nas vendas, já que a performance foi 28,6% superior em 2022, na comparação com 2021. Quem tem um e-commerce ou uma loja física precisa ficar ligado, afinal, a movimentação do comércio já começou.
Vale a pena fazer promoção no Dia das Mães?
Não é exagero algum dizer que o Dia das Mães é o segundo Natal para o comércio. Uma pesquisa da Rise Retail confirma a grande adesão das pessoas.
De acordo com o levantamento, 80% dos entrevistados declararam que pretendem celebrar a data — dessas pessoas, 49% disseram que vão comemorar comprando presentes. Portanto, o comércio tem motivos mais do que justos para apostar todas as suas fichas, explorando promoções para dar aquele impulso nas vendas.
Expectativas do comércio brasileiro para o Dia das Mães 2023
Os prognósticos para 2023 são animadores, considerando o que dizem as pesquisas de mercado. Uma delas, publicada no site Gente, do portal Globo.com, revela que 72% das pessoas pretendem presentear uma mãe este ano e 81% disseram que pretendem celebrar a data de alguma forma.
Em algumas capitais, a expectativa é ainda maior, tendo em conta a participação maciça da população. Em Manaus, por exemplo, 92% das pessoas confirmaram em uma pesquisa da Fecomércio-AM que têm a intenção de presentear alguém.
4 dicas para vender mais no Dia das Mães
O forte apelo do Dia das Mães abre uma série de oportunidades para o comércio. Por outro lado, os concorrentes também estão de olho no aumento do consumo, então, não dá para esperar vida fácil, mesmo com a grande movimentação de clientes.
Assim, veja o que você pode fazer para alavancar suas vendas e aproveitar ao máximo essa chance única no primeiro semestre.
Capriche na vitrine
Segundo o Sebrae, 80% das decisões de compra são tomadas por influência do que se vê na vitrine. Quem tem comércio físico não pode abrir mão desse trunfo, por isso, a palavra de ordem é caprichar na decoração e na disposição estratégica dos produtos à venda.
Use o bom e velho desconto
Existem estratégias que não saem de moda, não importa quanto tempo passe. Uma delas é o desconto, oferecido em produtos de giro mais elevado nas datas comemorativas. No caso do Dia das Mães, produtos como vestuário, maquiagem, jóias, bijuterias e acessórios sempre têm a venda impulsionada por essa estratégia promocional.
Faça parcerias
Para alavancar ainda mais os resultados, você também pode recorrer a parcerias com o comércio local para estimular o consumo. Salões de beleza, por exemplo, podem conceder descontos para quem se apresentar como cliente de uma loja de roupas, e por aí vai.
Acione a sua base de clientes
Uma promoção de Dia das Mães é uma ótima oportunidade para a sua loja resgatar aquele cliente que não compra faz tempo. Para isso, é necessário que seu negócio tenha um cadastro ativo, de preferência gerido com uma plataforma de Customer Relationship Management (CRM).Se você quer empreender nessa data, a MEI Fácil por Neon ajuda você a abrir MEI e vender mais e melhor!