O financiamento imobiliário é o sonho da grande maioria dos compradores e pode levar até 35 anos para ser quitado. No entanto, é possível pagar as parcelas de forma mais rápida por meio de um processo conhecido como amortização.
De qualquer forma, antes de começar a pagar as parcelas, é importante saber o que é amortização e quais são os tipos existentes no mercado para conseguir trazer mais benefícios e economia para você.
Portanto, neste conteúdo você vai entender como a amortização de um financiamento funciona na prática. Boa leitura!
O que é amortização?
A amortização é um processo de redução, total ou parcial, do valor devido em um financiamento por meio do pagamento de quantias maiores do que a especificada na parcela de um determinado período.
Em outras palavras, quando o assunto é financiamento imobiliário, podemos dizer que a amortização significa a possibilidade de antecipação das parcelas para que o pagamento do valor total do débito aconteça mais rápido.
Alguns pontos que devem ser observados nesse processo são a taxa de juros, o valor das parcelas, o prazo de pagamento e o valor total a ser pago, incluindo os juros. Com essas informações em mente, fica fácil garantir que as condições do financiamento sejam adequadas e que o valor a ser pago caiba no seu orçamento.
Tipos de amortização
Existem vários tipos de amortização de financiamento, como o Sistema de Amortização Constante, a Tabela Price, o Sistema Americano de Amortização, a Amortização Extraordinária e o Pagamento Único.
Cada um tem suas particularidades e, por isso, é importante entender as diferenças entre eles para escolher a opção mais adequada para suas necessidades financeiras. Conheça os detalhes sobre cada um desses sistemas.
Sistema de Amortização Constante (SAC)
O Sistema de Amortização Constante (SAC) é um método de amortização no qual as parcelas são decrescentes, pois o valor da amortização é constante ao longo do tempo.
Isso significa que, a cada mês, a parcela de juros diminui e a da amortização aumenta, até que a dívida seja totalmente quitada. É uma opção interessante para quem deseja pagar menos juros ao longo do tempo.
A amortização SAC é bastante utilizada em financiamentos imobiliários de longo prazo e com muitas vantagens para quem dispõe de valores maiores para as primeiras parcelas.
Tabela Price
No caso da Tabela Price, o método utilizado para calcular parcelas de empréstimos e financiamentos trabalha com prestações fixas. Ele considera o valor do financiamento, a taxa de juros, o prazo e as parcelas iguais para determinar o valor de cada parcela mensal.
A amortização Price é interessante em situações em que as parcelas não podem variar a fim de proporcionar maior controle financeiro.
Sistema Americano de Amortização (SAA)
Nesse método de amortização, o valor dos juros é pago em parcelas fixas durante o período de financiamento, e o valor principal é pago em uma única parcela ao final do período. O Sistema Americano de Amortização (SAA) é comumente usado em empréstimos imobiliários de curto prazo.
Amortização Extraordinária
A Amortização Extraordinária ocorre quando um pagamento adicional, acima do valor mínimo exigido em um financiamento, é feito. Esse sistema tem como objetivo reduzir o saldo devedor e, consequentemente, diminuir o valor total pago em juros ao longo do tempo.
Pagamento Único
Por fim, o Pagamento Único é uma forma de amortizar financiamentos em que o valor total é pago em uma única parcela no final do prazo acordado. Esse sistema é menos comum do que outros sistemas de amortização, como o SAC e o Price.
Ele é geralmente utilizado para empréstimos de curto prazo ou para financiar projetos específicos, como reformas ou compra de equipamentos.
Como amortizar o financiamento?
Para amortizar um financiamento, você pode fazer pagamentos extras que reduzam o valor da dívida. No entanto, sempre verifique as condições do financiamento para saber qual é o passo a passo correto para realizar as amortizações.
Além disso, antes de realizar o pagamento, é recomendado calcular o valor dos juros que serão economizados, além de verificar se há alguma taxa extra e até se os valores estão sendo abatidos corretamente do saldo devedor.
Normalmente, um dos sistemas de amortização mais usados é o SAC, Sistema de Amortização Constante. Com ele, os juros são relativamente menores e o valor pago em cada mês diminui com o tempo. É um sistema que reduz o impacto financeiro no decorrer dos pagamentos.
A amortização é um processo que reduz o valor total de um financiamento ao longo do tempo por meio de pagamentos adicionais, que devem ser feitos conforme a modalidade escolhida. É uma forma de antecipar a realização de ter um imóvel próprio, totalmente quitado, com maior tranquilidade financeira.