O jardim em casa é uma forma de trazer a natureza para dentro do imóvel, promovendo o contato direto ao longo do dia e em diferentes momentos da rotina. Além disso, é uma forma de decorar a área externa da casa e ao mesmo tempo promover bem-estar no dia a dia.
Inclusive, muitas pessoas que compram uma residência na imobiliária realizam um bom investimento nessa área da propriedade, sendo que o paisagismo é uma excelente solução.
No entanto, existe diferentes tipos, com uma grande variedade de opções, técnicas de plantios e estilos. Justamente por isso, é importante conhecer quais são eles, a fim de garantir a escolha certa para seu novo lar. Então, se você quer criar um paisagismo diferenciado em sua casa, continue acompanhando o post de hoje até o fim e saiba mais sobre o assunto.
Rural
Para pessoas que gostariam de viver no campo e se identificam com essa pegada mais rural, com certeza esse é o estilo ideal. Aqui, é importante também incluir elementos de decoração mais rústicos, que remetem e evidenciam o ambiente de campo, como mesas de madeira de demolição, por exemplo.
Além disso, as flores e plantas devem combinar entre si, tanto na textura quanto na cor, a fim de garantir harmonia e aconchego. Para completar, inclua uma cadeira antiga de balanço.
Tropical
Já o paisagismo no estilo tropical é mais informal e natural, buscando atingir uma certa rusticidade. Aqui, as plantas não são posicionadas milimetricamente, mas sim de forma que se pareçam com o seu habitat natural, trazendo a natureza para dentro de casa.
Sendo assim, a regra é manter o caos bonito e bem-organizado que a própria natureza cria. Contudo, ao contrário do estilo rural, aqui a vegetação deve ser nativa, ou seja, típica das florestas tropicais e, claro, bem brasileiras.
Urbano
Já o estilo urbano tem uma pegada mais moderna e sua composição é voltada para o lazer, entretenimento e esportes. Nesse sentido, você deve incluir plantas grandes, que tenham cores, texturas e formas variadas, mas que ao mesmo tempo valorizem o fundo do ambiente, promovendo sensação de tranquilidade e conforto. Portanto, nesse estilo, o recomendado é utilizar pavimentações mais lisas, sem formas, visto que ele explora bastante as linhas retas. Sendo assim, caso queira incluir móveis, prefira os com estilo minimalista.
Clássico
O estilo de paisagismo clássico com certeza é um dos mais pedidos aos profissionais da área, sendo mais imponente e monumental, inspirado nos antigos castelos da Europa. Sendo assim, ele é composto com formas equilibradas, rígidas e que formam um desenho geométrico.
Além disso, há uma grande facilidade de reconhecimento desse estilo. Isso porque, ele cria um ambiente mais dramático, quase teatral, sendo também inspirado em modelos de decorações clássicas. Ele é bastante comum em praças, mas nada impede você de incluí-lo em seu lar.
Inglês
Já o paisagismo inglês ou jardim inglês, também é conhecido como Cottage Garden. Seu principal objetivo é mesclar beleza, elegância e praticidade, assim como os próprios ingleses no dia a dia.
Uma das características mais interessantes desse jardim é que toda a diversidade evidencia um estilo que mistura as cores, texturas e alturas. Portanto, é uma ótima pedida para quem gosta dessa alternativa, que não deve ser confundida com o estilo clássico.
Oriental
Por fim, o jardim oriental conta com elementos mais suaves e naturais. Sendo assim, é ideal para que quer criar um tipo de refúgio dentro da própria casa. Afinal esse tipo de paisagismo promove sensação de tranquilidade e equilíbrio.
Vale lembrar ainda que a palavra de regra no jardim oriental é a simplicidade, que irá orientar em toda a escolha dos elementos, que variam entre bonsais, arbustos, árvores perenes e lamparinas.
Como escolher o paisagismo ideal para sua casa?
Então, agora que você conhece alguns dos principais estilos de paisagismo, é hora de escolher qual deles você deseja incluir em sua casa. Devemos lembrar que não existe uma opção melhor do que a outra, pois cada um possui suas características e objetivos.
Sendo assim, você deve optar por aquele que mais se identifica e deseja conviver todos os dias. Por exemplo, se quer trazer o campo para dentro de casa, o estilo rural é a melhor pedida.
Então, agora que você já conhece os principais tipos de paisagismo e como escolher o mais adequado para seu novo lar, já pode dar início ao seu projeto. Lembre-se de estudar a fundo o estilo desejado, além de contar com a ajuda de profissionais especializados.
Afinal, eles possuem maior conhecimento e experiência, podendo indicar as plantas, técnicas e plantio mais adequados para aquilo que você deseja. Inclusive, a contratação deve ser vista como um investimento, visto que você economiza tempo e dinheiro, visto que terá exatamente o que precisa para criar seu paisagismo dos sonhos.