Uma pesquisa realizada pela Haus prevê que a Black Friday no Brasil em 2024 deve ter um aumento de 10% nas vendas, comparada com a edição de 2023. O evento é a oportunidade ideal para consumidores encontrarem produtos diferentes, como uma cervejeira automática ou aparelhos de assistente pessoal, por preços mais atrativos. Além disso, é possível investir em clássicos como uma máquina de lavar ou um fogão na Black Friday.
Por isso, essa é a oportunidade perfeita para quem quer dar um upgrade em casa. Assim como uma liquidação relâmpago de loja, a Black Friday pode, sim, valer a pena, mas controlar a ansiedade e identificar se uma compra é, de fato, segura pode evitar imprevistos. Neste artigo, vamos te guiar pelos principais pontos de atenção, que devem ser verificados antes mesmo do feriado de compras.
Planejamento pré-Black Friday
A Black Friday acontece anualmente na última semana de novembro. Em 2024, é previsto que ela comece no dia 24 de novembro, embora algumas lojas façam os chamados “esquenta” semanas antes, ou ainda prolonguem as ofertas para o mês de dezembro. Por isso, é indicado ter um planejamento que contemple os fatores abaixo.
Orçamento com base na margem de economia
Um dos principais objetivos dos consumidores durante a Black Friday é economizar o máximo possível. Antes de tudo, defina um orçamento com base na porcentagem que você deseja economizar. Por exemplo, se pretende comprar uma geladeira nova, qual a economia desejada em relação ao preço normal e o preço dela durante a Black Friday? Pense nisso.
Lista de compras por prioridade
Sabendo quanto você deseja economizar, e qual o valor disponível para as compras, é hora de priorizar os itens em uma lista. Se sua prioridade é renovar os eletrodomésticos da casa, foque o orçamento nesses produtos, deixando presentes e outros itens para o fim da lista.
Monitoramento de preços
Infelizmente, existem lojistas que maquiam os preços durante a Black Friday, fazendo com que os consumidores tenham a falsa sensação de economia. Para evitar esse tipo de situação, é sugerido monitorar os preços dos itens desejados alguns meses antes do evento. Isso permite que você tenha um histórico e comprove se, de fato, aquele produto entrou em oferta.
Compras de eletrodomésticos que podem ser vantajosas durante o período da Black Friday
Depois de criar o planejamento e os hábitos pré-temporada de descontos, é hora de conferir quais produtos são conhecidos por oferecerem maiores vantagens custo-benefício na Black Friday. Adiantamos que boa parte deles são eletrodomésticos e produtos para a casa, mas é possível adaptar para uso comercial, conforme o bônus no fim do texto.
Geladeiras e refrigeradores de última geração
Modelos de duas portas, side-by-side ou com freezer embutido podem ser encontrados durante a Black Friday com ofertas bem atrativas. Ainda mais se o consumidor reservar uma quantia para adquirir os produtos à vista, conseguindo ainda mais desconto em cima do valor já promocional.
Lavadoras de roupa inteligentes
Além de possuírem recursos de programação via aplicativo, funcionalidades integradas e segurança de uso, elas podem resultar em muita economia. Isso porque os modelos mais novos otimizam o gasto de energia elétrica e água, portanto, a economia da compra durante a Black Friday reflete nas contas da casa possivelmente reduzidas.
Chuveiros e duchas premium
Nada melhor que chegar em casa depois de uma viagem cansativa, um dia de trabalho intenso ou um treino na academia, e tomar um banho embaixo de um chuveiro daqueles. A Black Friday pode ser a época do ano para dar um upgrade no seu banheiro, investindo em uma ducha com maior pressão d’água, pagando cerca da metade do valor original.
Bônus: cafeteiras e chopeiras para estabelecimentos comerciais
As cafeteiras já são um eletrodoméstico frequente nas casas brasileiras, mas muitos comércios como cafés, minimercados e restaurantes podem investir em modelos melhores durante a Black Friday. Também vale a pena pesquisar preços de cervejeiras e chopeiras, que fazem a diferença na qualidade dos serviços e produtos servidos em bares, por exemplo.