Trabalhar para uma startup pode ser uma grande oportunidade na sua carreira profissional. Você estará trabalhando em um novo produto ou serviço, terá a oportunidade de crescer com a empresa e poderá ter a oportunidade de ser membro da organização, além de conseguir obter um bom salário.
O que os empregadores procuram
Quando você trabalha para uma startup, espera-se que você trabalhe em plena velocidade produtiva. Esse tipo de empresa sempre estão em busca de funcionários motivados e com capacidade comprovada de aprender as coisas em seu próprio tempo.
Você precisa ser auto-motivado, pois uma startup não tem uma configuração de processo tão grande quanto uma empresa. Pode não haver um gerente de contratação para contratá-lo ou um gerente para lhe dizer exatamente o que fazer.
Os candidatos também devem ser orientados para a equipe, mas também capazes de trabalhar de forma independente quando necessário. Por exemplo, aprender marketing ou uma nova linguagem de programação é um sinal de que você atende a esses critérios. Compartilhe suas habilidades adquiridas com o gerente de contratação em entrevistas de emprego.
A sessão de inicialização pode consistir em vários componentes. Você pode receber um salário fixo ou um componente de ações do seu salário, além do seu salário. Para ter uma ideia da compensação potencial, use a Ferramenta de Salário Inicial e Patrimônio para ter uma ideia do que você pode ganhar. Selecione uma função, local, habilidade ou mercado para visualizar informações sobre salários e ganhos de milhares de startups.
Equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Quando se trata de equilibrar sua carreira e vida, não espere das 9h às 16h e todas as noites e todos os fins de semana, mas você pode trabalhar em horários flexíveis de trabalhar em casa, as vantagens podem ser incríveis e você terá a oportunidade de crescer com a empresa.
Onde encontrar trabalhos de inicialização
Use quadros de empregos: O site Mais Emprego é a melhor fonte para trabalhos de inicialização. Com uma única inscrição, você pode se inscrever diretamente para mais de 74.000 vagas. Você também pode visualizar detalhes de salário e patrimônio para cada empregador. Ao se registrar no site, você cria um perfil de sua experiência de trabalho e habilidades. Você pode compartilhar seu perfil publicamente ou mantê-lo privado se quiser procurar um emprego em particular.
Entre em contato com empresas diretamente: revise as principais listas de startups para encontrar empresas que correspondam às suas habilidades e interesses. Muitas startups são pequenas e basta um e-mail ou LinkedIn para entrar em contato com um tomador de decisão. Escrever uma carta de apresentação para contatos frios é uma ótima maneira de destacar suas referências.
Use a sua rede de contatos: uma das melhores maneiras de encontrar um emprego em uma startup é através da sua rede de contatos. Quem você conhece? Pesquise no Linkedin por pessoas (e empresas) para descobrir a quais organizações suas conexões são afiliadas. Você também pode pesquisar por escola para ver quais fundadores são ex-alunos de sua faculdade. Além disso, certifique-se de que seu serviço de carreira possa conectá-lo a ex-alunos de empresas que lhe interessam.
Encontro com startups: saber quais empresas operam em seus espaços de coworking locais pode ser uma ótima maneira de identificar startups em sua área. Participe de quantas conferências e eventos de tecnologia tiver tempo. Você pode conhecer potenciais empregadores em grupo ou individualmente para explorar oportunidades. Muitas startups participam de feiras de emprego. Participe o máximo que puder e esteja ciente de que uma feira de empregos para startups pode ter um formato diferente de uma feira de carreiras tradicional.
Toque em Mídias Sociais: Siga as empresas que você gosta em todos os seus canais de mídia social. Você pode ficar de olho no seu próximo emprego lendo um tweet ou uma postagem no LinkedIn que mencione que a empresa está contratando. Responda imediatamente e você pode acelerar o processo de contratação.
Confira a empresa
Algumas empresas são melhores para se trabalhar do que outras, então gaste tempo pesquisando avaliações de empregos de startups. Em alguns casos, até mesmo novas empresas têm avaliações no site Mais Emprego. Faça sua devida diligência e pesquise os fundadores para ver com quais outras startups eles estiveram envolvidos no passado e se há algum relato de como é trabalhar para eles. Isso pode ser uma boa indicação do que esperar se você aceitar um emprego com eles.
Prepare-se para a entrevista
O processo de contratação pode ser rápido, com menos formalidades do que uma entrevista com um empregador tradicional. Prepare-se para uma entrevista por telefone de última hora, entrevista de emprego online ou reunião informal. O vestido de entrevista com bota é tipicamente mais casual do que para uma entrevista formal, mas você ainda deve parecer inteligente e profissional. Como em qualquer entrevista, reserve um tempo para acompanhar com uma carta de agradecimento ou e-mail.
Dicas para avaliar uma oferta de emprego
Ao receber uma oferta de emprego, é importante analisar cuidadosamente o pacote de remuneração. Além de revisar salário e benefícios, é importante entender como funciona o pacote de ações. É importante entender como as opções funcionam e como são tributadas, pois pode ser uma surpresa na hora de realmente exercer as opções
Ao tomar uma decisão, considere todos os fatores que farão deste o próximo melhor passo em sua carreira e lembre-se de que seu mandato em uma empresa de tecnologia não precisa ser para sempre.
Embora esta seja uma daquelas startups que não duram muito, ela oferece a oportunidade de expandir suas habilidades, construir seu currículo e ganhar uma valiosa experiência de trabalho no setor de tecnologia.